O PSDB está no governo, sim!

A semana começa com a posse de dois novos secretários do governo Raimundo Colombo. Na terça-feira os tucanos Leonel Pavan e Vicente Caropreso tomam posse no Teatro Pedro Ivo. Pavan vai ocupar a secretaria de Turismo Cultura e Esporte, já Dr. Vicente fica Saúde. Existe uma grande expetativa para essa posse dupla, já que o PSDB está sendo disputado tanto pelo lado do PSD, quando pelo lado do PMDB. Os tucanos chegam meio que divididos. Alguns nomes do partido, como o senador Paulo Bauer, afirmam que o PSDB não está no governo. Completamente fora da realidade, estão assumindo duas cadeiras e não estão no governo…. Está no governo, sim! O PSDB está ditando as regras, já que os dois lados querem o partido para o pleito de 2018, agora é aproveitar a oportunidade e mostrar trabalho.

Falou

O deputado Gelson Merísio, do PSD, está frequentemente afirmando em suas entrevistas, que quer enfrentar o PMDB nas eleições de 2018. Merísio fala em devolver a legitimidade para a política do Estado. Essa declaração mostra bem os planos do PSD, afastar o PMDB da aliança e trazer PP e PSDB, junto.

PP está no governo, diz Amin

O deputado federal e ex-governador, Esperidião Amin, disse que não existe nenhuma possibilidade de PP e PMDB estarem juntos no próximo pleito. Na eleição passada, também existiu um movimento para que PMDB e PP ficassem juntos. Não deu certo. Não vai ser agora que os maiores rivais do Estado vão subir ao mesmo palanque. Mas pelo menos, Amin assume que agora, o PP é governo.

O pensamento de Colombo

Raimundo Colombo fez essa reforma no secretariado já pensando em 2018. Fez isso com dois anos de antecedência, já que deve entregar o governo ao PMDB em 2018 para concorrer ao Senado. Colombo está articulando para não ter grande concorrência e, se dependesse dele, era um “chapão” só. Colombo quer ir garantido ao Senado e não deve estar se preocupando com a cabeça de chapa.

Presidência da Câmara

Rodrigo Maia está em mandato tampão na presidência da Câmara, depois que Eduardo Cunha foi afastado. O fato é que agora, o projeto é de permanência de Maia na cadeira. Ele tem o apoio do Planalto e, sem dúvida, é o favorito na eleição. Isso representa uma vitória também, do presidente Michel Temer, já que é o presidente da Câmara que regra o trabalho dos deputados, como por exemplo o que entra ou o que fica de fora na pauta do dia. Por isso, Maia é um grande aliado de Temer, que vai fazer o impossível para a permanência dele na presidência da Câmara Federal, afinal, ficar sem a Câmara é um erro que Temer não quer copiar da ex-presidente Dilma. Ele vai precisar…

Campanha

Outro deputado esteve na Capital do Estado fazendo campanha. O também candidato na eleição da mesa diretora da Câmara Federal, Jovair Arantes, PTB-GO, conta agora com o apoio de pelo menos seis parlamentares do Estado. O deputado Valdir Colatto foi o nome escolhido

pela bancada federal do PMDB para disputar a vaga de vice-presidente, na chapa de Jovair. O encontro entre os parlamentares aconteceu no sábado em Florianópolis.

Distantes

Analisando que na visita de Rodrigo Maia o PSD fechou em peso com ele para a presidência da Câmara e agora o PMDB promete apoio e indica um vice-presidente na chama de Jovair, podemos dizer que PSD e PMDB estão mesmo se distanciando. O que reforça minha opinião de que em 2018, os dois partidos devem romper a aliança atual em Santa Catarina.

tucano-psdb
Tucano, logotipo do partido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s